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Estudo prevê que 74% dos brasileiros vão substituir a TV pelo streaming

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Quantidade ilimitada de opções de filmes, séries, documentários e vídeos. As plataformas de streaming são um universo de conteúdo que atrai cada vez mais usuários. A praticidade de ter um cinema em casa ganhou ainda mais adeptos durante a pandemia, naturalmente pela necessidade do distanciamento social, que restringiu as opções de lazer fora de casa.
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De acordo com o levantamento “Streaming 2022”, no Brasil, 71% dos entrevistados é ou já foi assinante de algum serviço de catálogo online. E com o público se afastando cada vez mais do modelo tradicional de assistir TV a expectativa é de que em cinco anos 74% dos consumidores deixem esse mercado. E para maioria, o principal motivo é o preço salgado dos serviços. Enquanto isso, hoje em dia, as mensalidades de plataformas como Amazon Prime Video e Netflix custam por volta de R$20.

E o cenário brasileiro é cada vez mais promissor para o streaming.  O consumo de vídeo na internet deu um salto de 165% em cinco anos. Bem à frente das TVs abertas e fechadas que tiveram um crescimento de apenas 24%. Os números da pesquisa Video Viewers, mostram que 43% dos brasileiros assistem às plataformas todos os dias.

Quem são os usuários de streaming

O estudo The Streaming Guide, realizado pelo Kantar IBOPE Media nos ajuda a entender esse cenário no Brasil:

  • 77,2% são jovens de 16 a 23 anos
  • 33,48% preferem as smarts TVs para assistir os programas
  • 73,5% – usam plataformas como Netflix, Globoplay e Amazon Prime
  • 63,8% – consomem  streaming ou sites de vídeo como YouTube e Vimeo

Facilidades dos streamings e o que as pessoas querem ver

Assistir o que quiser na hora que preferir e ainda unir a paixão pelo consumo de internet é uma das principais vantagens que o streaming oferece aos usuários. Principalmente em um mercado como o do Brasil em que as pessoas passam até três horas por dia nessas plataformas.

Além disso, os consumidores também levam em conta que esses serviços entregam conteúdos atraentes somados a uma oferta, que cabe no bolso. E também prezam pela liberdade de escolha, uma vez que os assinantes podem migrar de plataforma de acordo com sua vontade.

5 motivos para o consumidor optar pelo streaming

  • Preço – 60%
  • Ter séries e filmes favoritos – 57%
  • Ter um catálogo de opções variado – 35%
  • Novidades na programação – 38%
  • Possibilidade de assistir em dispositivos diferentes – 34%

Fonte: Nielsen Total Audience Report

Mercado aquecido

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Diante desse cenário, o desafio das empresas é compreender a audiência, cada vez mais imersa em um mar de múltiplas escolhas e com cada vez mais ofertas desse tipo de serviço. Um mercado que até 2025, deve faturar mais de US$ 333 bilhões, segundo a projeção da Allied Market Research sobre as plataformas OTT de vídeo. E como quem chega antes bebe água mais limpa, as empresas têm cada vez mais consolidado estratégias e presença de mercado.

 

No Brasil, a Globoplay e a Netflix possuem juntas 37 milhões de assinantes, alguns desses clientes da mesma plataforma. Além deles, entre os serviços de streaming mais populares no país estão a Amazon Prime, Disney +, Apple TV,  Crunchyroll (plataforma da Sony), HBO Max, Looke, Paramount +, Starzplay, Telecine, com planos que variam de R$ 9,90 a R$37,90.

Live streaming é tendência no consumo de vídeos

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Com o público cada vez mais adaptado a essa forma de transmissão na internet, a tendência tem sido o aumento do consumo de conteúdo em live streaming, tecnologia para as transmissões ao vivo.

Apesar do termo ainda não ser muito popular, com certeza, a maioria dos usuários já tiveram contato com esse formato, utilizado por plataformas gratuitas, que vão desde redes sociais como Instagram ao YouTube, líder no consumo de vídeos sob demanda no Brasil.

O live streaming vai além de uma aposta do mercado, ele veio para ficar. E entre as principais vantagens do uso dele para as empresas e marcas estão: aproximação com as pessoas e amplificação das mensagens; mais engajamento através da comunicação acontecendo em tempo real e redução de custos em eventos, ou seja, gastos com transporte, aluguel de espaço, alimentação, entre outros, ficam de fora da equação quando se trata de lives.

Consumidores cada vez mais exigentes, o uso de plataformas que personalizam os conteúdos personalizados, levam a experiência do público a outro nível. O Crabber é a única ferramenta do país especialista em live video clipping, que permite elevar a experiência do público em eventos ao vivo, como transmissões esportivas, de notícias, shows etc.

Além disso, com a funcionalidade Smart Video Storage, as empresas podem armazenar as mídias em nuvem e contar com uma busca inteligente para encontrar conteúdo separado por metadados como datas, eventos e outros.

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