Como aumentar a visualização dos seus eventos ao vivo?

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Algumas estratégias podem tornar seu conteúdo mais atrativo para o público

Que estratégia usar para dar mais visibilidade a eventos ao vivo?

Uma das maiores preocupações na hora de transmitir um evento ou alguma cobertura é o nível de retenção de quem está do outro lado da tela. Afinal, o principal objetivo da produção de conteúdo dentro de uma estratégia de marketing e comunicação é alcançar o maior e mais específico público possível.

Com a impossibilidade dos eventos físicos durante a fase mais crítica da quarentena e as medidas de isolamento, o setor teve que repensar seus formatos. A pandemia alterou o comportamento das pessoas e cada vez mais plataformas, aplicativos e redes sociais são usados para conexão. Foi nesse cenário, que em apenas alguns meses, os eventos on-line se tornaram uma tendência.

Crescimento do consumo dos eventos online

 

O estudo Global Entertainment and Media Outlook 2020-2024 da PricewaterhouseCoopers Brazil, aponta para a eficácia da transformação digital. Principalmente porque muitos eventos podem ser adaptados online. Dessa forma, é possível fazer previsões animadoras sobre o futuro dos eventos.


A expectativa é que em cinco anos, a indústria brasileira se recupere com uma taxa  média de crescimento 2,47% ao ano. Até 2024, o uso de plataformas de streaming e realidade virtual é promissor, e o crescimento da receita será superior a 10%.

Diante desse cenário cada vez mais real e ao mesmo tempo promissor, as lives podem te ajudar a conquistar e levar sua mensagem de maneira mais assertiva para o seu público. As transmissões ao vivo elevam a experiência de quem está do outro lado da tela e constroem uma ponte entre as pessoas e sua marca.

Dicas para o sucesso da transmissão ao vivo dos seus eventos

Diante desse cenário cada vez mais real e ao mesmo tempo promissor, as lives podem te ajudar a conquistar e levar sua mensagem de maneira mais assertiva para o seu público. As transmissões ao vivo elevam a experiência de quem está do outro lado da tela e constroem uma ponte entre as pessoas e sua marca.

1 - Envolva-se com sua audiência em tempo real

Um bate-papo ao vivo é uma ótima maneira de aumentar o envolvimento do público e a visualização durante suas transmissões ao vivo. Uma maneira simples de envolver seus espectadores e evitar a desistência é responder às perguntas deles ao vivo. Aqui está um curso rápido sobre como aproveitar o bate-papo ao vivo para envolver seu público ao vivo em tempo real:

  • Defina regras e expectativas no início do chat. Será mais eficaz e agradável para todos os envolvidos se você fizer isso!

  • Faça as perguntas certas. Perguntas simples que exigem apenas respostas simples dos streamers ao vivo podem realmente complementar o fluxo da transmissão ao vivo.

  • Inclua seu público. Oriente a quem estiver conduzindo as pessoas ao vivo pelo nome é uma ótima maneira de envolvê-los e mostrar que eles são importantes.
     
  • Defina sua agenda. Deixe os streamers ao vivo saberem o que esperar desde o início – dessa forma, eles podem decidir ficar até o final para ouvir todos os pontos excelentes que você disse a eles que vai cobrir. Responder a perguntas. Incentive os espectadores a fazer perguntas! Esta é a sua oportunidade de brilhar como um líder de pensamento em seu nicho

2 - Defina bem sua plataforma de transmissão ao vivo

Onde seu público pode assistir sua transmissão ao vivo?

Os brasileiros estão em terceiro lugar em uso de redes sociais no mundo em 2021, de acordo com dados da Hootsuite e WeAreSocial. Isso quer dizer que as pessoas passam boa parte do seu tempo em plataformas de mídia social.

Por isso, seja assertivo, pense no Instagram Live, Facebook Live, YouTube Live ou mesmo no Tik Tok, a rede queridinha e com maior capacidade de viralização atualmente.  As pessoas já estão nas redes sociais consumindo conteúdo e adaptar que sua informação chegue até elas é fundamental para o alcance da sua mensagem. Muitas empresas e criadores de conteúdo já entenderam isso e escolhem opções de mídia social porque podem transmitir ao vivo rapidamente para seguidores e assinantes existentes.

3 - Crie desejo na sua audiência

Seja qual a informação que você queira compartilhar com seu público é  importante criar entusiasmo em torno da sua transmissão ao vivo com bastante antecedência. Use suas redes sociais e outras estratégias de marketing para aumentar a conscientização e ver o número de visualizações ao vivo crescer.

Seja claro sobre os detalhes essenciais do evento ao vivo. Ao promover sua próxima transmissão ao vivo em diferentes canais, é importante informar e lembrar seu público sobre o que esperar, quando esperar e onde eles podem assistir. Utilize todos os seus canais de comunicação para isso, ocupe espaço e deixe o maior número de pessoas saberem do seu evento ou cobertura. Por exemplo, vai realizar uma cobertura especial durante as próximas eleições? Já crie um planejamento para avisar seu público disso, e ainda que no dia da votação ele vai encontrar o maior número de informações sobre o tema.

 

Antecipação. Deixe seu público curioso sobre sua transmissão ao vivo! Uma maneira popular de fazer isso é lançar uma prévia das cenas dos bastidores em suas plataformas de mídia social. Distribua teasers do que as pessoas vão poder conferir na sua live.

 

Engaje. Envolva seu público na criação da transmissão ao vivo. Envolva o público com antecedência, uma forma de fazer isso é convidar as pessoas a  enviarem ideias ou perguntas com antecedência sobre o tema do seu evento.

 

Crie uma contagem regressiva virtual. Você não pode ter um show ao vivo sem uma contagem regressiva para a antecipação adicional! Inicie uma contagem regressiva para sua transmissão ao vivo e faça uma promoção cruzada para criar antecipação, além de enfatizar o que seu público pode perder, caso deixe de te acompanhar. 

Conclusão

Uma das maiores preocupações na hora de transmitir um evento ou alguma cobertura é o nível de retenção de quem está do outro lado da tela. Afinal, o principal objetivo da produção de conteúdo dentro de uma estratégia de marketing e comunicação é alcançar o maior e mais específico público possível. 

Com o Crabber você captura vídeos ao vivo, edita o conteúdo em tempo real e publica em poucos cliques em redes sociais e outras plataformas de vídeo.

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