A transmissão da rede 5G está pronta para revolucionar a forma como o conteúdo é consumido e distribuído nos próximos cinco anos, à medida que as redes 5G se tornam mais acessíveis e as maneiras pelas quais o conteúdo é capturado, produzido e distribuído são todas transformadas pela baixa latência e altas velocidades de Tecnologia 5G.
A transmissão 5G mudará a forma como os eventos e programas são capturados, produzidos e transmitidos para pessoas em todo o mundo. As transmissões se tornarão mais interativas, mais inovadoras e mais eficientes.
Neste artigo, mostramos alguns dos principais casos de uso de 5G que você pode esperar ver no setor de broadcast nos próximos anos.
1. Produção remota
O 5G oferece velocidades mais rápidas, maior capacidade e menor latência quando comparado às gerações anteriores de redes móveis. Embora seja possível realizar a produção remota usando 4G, a largura de banda e a confiabilidade superiores tornam a produção remota uma proposta realista para as emissoras.
Tradicionalmente, as transmissões externas ao vivo exigem uma equipe de operadores de câmera, equipe de produção e diretores no local. Além dos custos de mão de obra intensivos, a implantação de um caminhão de transmissão externo e o uso da capacidade do satélite aumentam consideravelmente as despesas.
A produção remota 5G reduz o número de funcionários necessários no local e a necessidade de um caminhão, pois os feeds da câmera podem ser enviados instantaneamente para um hub de produção centralizado. Isso reduz custos e permite que as equipes de produção trabalhem em vários eventos em um único dia. Isso resulta em maior qualidade para os consumidores.
2. Fatiamento da rede
O fatiamento de rede será crucial para transmissões remotas no futuro. Atualmente, o número limitado de usuários em redes 5G comerciais significa que há pouco risco de as emissoras não terem capacidade suficiente para transmitir seus programas.
No entanto, à medida que o número de assinantes 5G aumentar nos próximos anos, haverá a necessidade de fornecer um nível garantido de taxa de transferência. O fatiamento de rede faz isso efetivamente cercando parte de uma rede 5G para um aplicativo específico. Com efeito, as emissoras poderão solicitar fatias de rede da mesma forma que reservam atualmente a capacidade de satélite.
3. Maior criatividade
Mas não se trata apenas de custo-benefício. As redes 5G aumentarão a variedade de opções criativas abertas aos produtores. As câmeras habilitadas para 5G – livres das restrições de fios – permitirão que os operadores percorram livremente um espaço de estúdio ou um local esportivo, capturando imagens que anteriormente seriam impossíveis de gravar.
Os feeds podem ser enviados de volta para um caminhão de transmissão externo ou para um hub de produção remoto na rede 5G. Isso é de particular valor para as emissoras esportivas, que podem usar a mesma câmera para conteúdo pré e pós-evento e para cobrir o próprio evento.
4. Produção móvel
Em 2004, a BBC News deu aos jornalistas telefones 3G para que pudessem transmitir ao vivo relatórios e eventos em campo. A ideia não era substituir as equipes de câmera convencionais, mas permitir que os repórteres fizessem reportagens antes da chegada da equipe de produção. Naturalmente, a qualidade era esporádica, mas os avanços feitos tanto na tecnologia móvel quanto nas redes deram origem a todo um campo de jornalismo móvel (mojo). Os smartphones agora são capazes de capturar, editar e até transmitir imagens ao vivo. Glen Mulcahy, treinador especialista da Thomson Foundation, acredita que: “Quando o 5G se tornar popular, o mojo dominará as notícias”.
5. Melhoria do streaming para os usuários
As mesmas características do 5G (velocidade, capacidade e latência) que auxiliarão na produção também beneficiarão os usuários finais. O 5G suportará fluxos de alta qualidade em 4K Ultra-High Definition (UHD), enquanto a densificação de redes por meio de microinfraestrutura, como small cells, garantirá que os usuários móveis possam realmente assisti-los na qualidade para a qual foram destinados.
Enquanto isso, a latência mais baixa também garantirá que eventos ao vivo – como notícias, debates eleitorais ou esportes – sejam exibidos o mais próximo possível do momento em que são capturados. Isso reduzirá o risco de um vizinho gritar ou uma notificação desonesta estragar um gol iminente, postigo ou touchdown.
6. Transmissão multicast
As restrições das redes 4G significaram que esforços significativos foram colocados no streaming multicast. Enquanto a maioria do streaming é obtida usando transmissões unicast, que enviam conteúdo para um usuário individual em vez de muitos usuários, o multicast é semelhante à transmissão convencional, pois envia a mesma transmissão para vários dispositivos. O multicast promete manter o mesmo nível de qualidade, mesmo com o aumento do número de espectadores, sem exigir espectro ou capacidade adicional. Os operadores se beneficiam de maior eficiência e custo-benefício.
Embora a maior capacidade do 5G (e a adoção limitada) tenha tornado redundante a necessidade imediata de streaming multicast, o número crescente de assinantes 5G e fluxos mais intensivos de dados colocarão mais pressão nas redes no futuro. De acordo com a Ericsson, haverá 2,6 bilhões de usuários 5G até 2025, consumindo uma média de 24 GB por mês – crescimento impulsionado pelo vídeo.
7. Entretenimento imersivo
A Verizon apresentou sua tecnologia 5G em renderização em tempo real de efeitos de Star Wars: The Rise of Skywalker. A rede fez uma parceria com o StudioLAB do Walt Disney Studios para uma demonstração na festa pós-estreia em Hollywood, onde os convidados puderam interagir com os soldados Sith em tempo real.
Dois atores interpretaram os soldados trabalhando em um local remoto a 15 milhas de distância. Aqueles que participaram da demo puderam se aproximar de uma tela e interagir com os dois soldados Sith. Os soldados foram capazes de reagir em tempo real.
“Tanto o StudioLAB quanto a Verizon acreditam que o 5G mudará fundamentalmente tudo sobre como a mídia de entretenimento é criada, distribuída e consumida”, disse Nicki Palmer, diretora de desenvolvimento de produtos da Verizon.
“A velocidade e a baixa latência do 5G podem desbloquear recursos criativos incríveis”, acrescentou Ben Havey, do Disney Studios StudioLAB. “Queremos dar aos contadores de histórias acesso antecipado a essa nova tecnologia para que eles possam continuar trazendo experiências incomparáveis para o público em todo o mundo.”
E em novembro de 2020 a EE transmitiu um concerto de realidade aumentada (AR) Bastille em 360 graus da estação Birmingham New Street para Edimburgo e Liverpool.
8. Transmissão remota
A maior confiabilidade do 5G significa que as redes móveis podem ser uma maneira mais econômica de fornecer transmissões tradicionais para áreas remotas. A construção de uma rede 5G pode ser mais eficiente do que manter uma cara infraestrutura de transmissão personalizada, como antenas de rádio e televisão – e tem o benefício adicional de fornecer internet móvel ultrarrápida.
Isso, por sua vez, poderia aumentar o argumento econômico para o 5G rural. Como parte do teste 5GRuralFirst em Orkney, a BBC criou um aplicativo de rádio dedicado para os moradores de Stromsay – uma área com pouca conectividade e cobertura de rádio digital – para garantir que a tecnologia seja adequada à finalidade.
9. Transmissão personalizada
A personalização é vista por muitos na indústria como o futuro da transmissão. Os espectadores poderão selecionar entre uma variedade de feeds de vídeo e áudio, bem como gráficos na tela e outros elementos. O 5G permitirá essas experiências em redes móveis, com órgãos de padronização trabalhando em padrões que permitem a personalização das transmissões.
E os padrões de mídia baseados em objetos dividem as transmissões em diferentes módulos que são exibidos de acordo com fatores como preferência do usuário e dispositivo. Por exemplo, pode ser que um espectador prefira um apresentador de linguagem de sinais enquanto outro pode ter um dispositivo menor ou uma conexão mais lenta.
10. Publicidade avançada
A transição da transmissão de uma transmissão unidirecional para uma conversa bidirecional oferecerá oportunidades para as emissoras oferecerem experiências de publicidade mais personalizadas que rivalizam com os gigantes online. A Sky já faz isso no Reino Unido por meio de sua plataforma AdSmart, mas a grande quantidade de dados possuídos por usuários móveis faz com que esse público seja um tesouro para as emissoras 5G.
O 5G não apenas criará um grande público cativo para anunciantes, mas permitirá criativos mais avançados que atraem a atenção e possibilitam a implantação de algoritmos que exibem os criativos mais apropriados em tempo real. Para emissoras que lutam com receitas comerciais em declínio o 5G representa uma oportunidade significativa.
Autor: Steve McCaskill, publicado originalmente em 5GRadar.