À medida que a indústria de mídia e entretenimento se encaminha para Las Vegas para participar da edição 2024 do NAB Show, um dos temas dominantes é a crescente importância do streaming, especialmente com o surgimento dos canais de televisão gratuitos suportados por anúncios (FAST, sigla em inglês para Free Ad-supported Streaming Television).
“O ano de 2024 é o momento em que o conteúdo FAST nas principais plataformas de streaming sai da margem e vai para o horário nobre, com uma maior escolha, profundidade e facilidade de descoberta disponíveis. Isso indica uma crescente demanda por canais premium que oferecem uma mistura mais rica de gêneros de conteúdo, ao mesmo tempo em que as fronteiras entre os canais FAST, TV tradicional e serviços de streaming por assinatura estão se tornando cada vez mais difusas”, disse Blair Harrison, CEO e fundador da Frequency.
Com os consumidores cada vez mais recorrendo ao streaming para suas necessidades de entretenimento, os provedores de conteúdo e serviços de vídeo estão focando em otimizar suas ofertas para melhorar o alcance, o engajamento e a receita.
Monetização e inovação em tecnologia publicitária na NAB Show
A monetização é uma preocupação chave para as empresas de mídia que atuam no cenário de streaming, que está em constante mudança.
“Os radiodifusores têm, mais do que nunca, maneiras de colocar seu conteúdo na frente dos consumidores, e essas oportunidades de distribuição estão se expandindo rapidamente. Mas é importante que eles possam monetizá-las de forma tão eficaz quanto a TV aberta ou os canais lineares transmitidos por streaming, a Catch-up TV e a TV-Box BVOD”, disse Paul Davies da YoSpace.
Há um foco crescente na inovação em tecnologia publicitária para enfrentar esse desafio, incluindo a inserção de anúncios em vídeo e as capacidades de inserção de anúncios no lado do servidor (SSAI).
“O diferencial dos radiodifusores é sua capacidade de oferecer a mesma experiência de alta qualidade no FAST como a encontrada em seus principais canais lineares, permitindo que mantenham suas taxas de CPM. Isso aponta para a extensão de suas capacidades de inserção de anúncios no lado do servidor (SSAI) para esse novo tipo de distribuição, garantindo uma inserção de anúncios sem problemas e precisa, independentemente do dispositivo”, acrescentou Davies.
Lelde Ardava, gerente de vendas e contas da Veset, também destacou a importância da inovação em tecnologia publicitária: “Estou especialmente ansioso para ver em primeira mão as últimas inovações em tecnologia publicitária, incluindo a inserção de anúncios em vídeo e explorar como a tecnologia ajudará os provedores a aumentar o engajamento e a receita publicitária.”
O surgimento de modelos de streaming suportados por anúncios é uma resposta às preferências dos espectadores e à necessidade das empresas de mídia de diversificar suas fontes de receita.
“Há muitas opções para os espectadores agora, mas eles estão atingindo a saturação de assinaturas, o que é uma das razões pelas quais o crescimento das assinaturas estagnou mesmo que as audiências adorem o streaming. Ao mesmo tempo, o FAST está crescendo, o que mostra um apetite dos espectadores para pagar menos, mas acessar mais conteúdo”, disse Dave Dembowski da Operative. “As empresas de mídia estão extremamente focadas nas tendências desse mercado – desde como manter as assinaturas funcionando, até como o FAST se desenrolará no futuro e como o equilíbrio dos modelos suportados por anúncios será cada vez mais importante para as empresas de mídia sustentarem suas fontes de receita.”
“Hoje, grandes operadoras, estúdios e detentores de direitos de conteúdo têm um tesouro de ativos dentro de suas respectivas bibliotecas de conteúdo. E quando as empresas aproveitam a inteligência artificial generativa ou alguma outra inovação-chave, elas podem construir tantas experiências únicas em torno desse conteúdo, desbloqueando um novo crescimento nos negócios no processo”, disse Chris Wilson, chefe de marketing de produtos da MediaKind.
Soluções baseadas em IA e na nuvem
Outra grande tendência na NAB 2024 é a integração da inteligência artificial (IA) e do aprendizado de máquina para revolucionar a criação, distribuição e monetização de conteúdo.
“Com o crescimento do FAST, mais empresas de mídia têm modelos de receita híbridos e precisam da agilidade e escalabilidade que a IA e a nuvem podem oferecer”, disse Dembowski. “A IA e a nuvem tornam soluções mais viável do que nunca para as empresas de mídia entregarem produtos unificados, simplificar a entrega e expandir seus negócios.”
Os fluxos de trabalho baseados na nuvem também estão ganhando destaque por sua capacidade de fornecer maior escalabilidade e flexibilidade. “Estamos empolgados em ver soluções baseadas na nuvem que ajudem [as empresas de mídia] a serem flexíveis e escalonarem em diferentes modelos conforme necessário”, acrescentou Dembowski.
“Isso se traduz em um futuro onde os espectadores navegam perfeitamente entre uma variedade de opções de visualização: feeds personalizados com conteúdo dinâmico alinhado com as preferências individuais; acesso ao vivo às transmissões favoritas de notícias, esportes e entretenimento; a experiência familiar da TV tradicional com programação agendada; e bibliotecas de conteúdo dignas de maratona para exploração aprofundada”, disse Harrison.
O uso de tecnologias de IA e nuvem não apenas está transformando as operações de back-end das empresas de mídia, mas também está permitindo novas formas de criação e personalização de conteúdo.
“As tendências a serem observadas na NAB provavelmente incluirão a integração de IA e aprendizado de máquina e como isso revolucionará a criação e distribuição de conteúdo, fluxos de trabalho baseados na nuvem para maior escalabilidade e flexibilidade, e a importância crescente da análise de dados para entender as preferências e comportamentos dos espectadores. Esses desenvolvimentos estão remodelando o futuro da indústria”, disse Ardava.
Qualidade de experiência no streaming
À medida que as experiências de streaming se tornam mais amplas e variadas, garantir uma experiência de usuário de alta qualidade é crucial.
“É claro, um fator unificador para todas essas diferentes experiências são as altas expectativas dos usuários. Os espectadores esperam que todos os vídeos em streaming sejam reproduzidos sem problemas”, disse Mathieu Planche, CEO da Witbe. “À medida que a indústria se expande, os testes e monitoramento de vídeo em streaming se tornarão ainda mais cruciais para oferecer a qualidade de experiência exigida pelos espectadores hoje – em todos os dispositivos e em qualquer rede.”
Isso é particularmente importante no contexto do streaming suportado por anúncios, onde a inserção dinâmica de anúncios às vezes pode resultar em erros de streaming para os espectadores.
“Estamos ansiosos para ver as maneiras pelas quais o streaming suportado por anúncios continua a se desenvolver e o foco no monitoramento de anúncios para provedores de serviços e tecnologia destinada a resolver os erros causados pela inserção dinâmica de anúncios”, acrescentou Planche.
O desafio de manter uma experiência de alta qualidade é especialmente agudo durante os períodos de tráfego intenso, como grandes eventos ao vivo.
“Manter uma experiência consistentemente de alta qualidade continua sendo um desafio primordial para os editores de conteúdo que fornecem conteúdo transmitido ao vivo, especialmente durante os períodos de pico de tráfego. Este desafio foi recentemente destacado com o aumento da quantidade de grandes eventos que agora são exclusivamente transmitidos”, disse Lisa Aussieker, vice-presidente sênior de marketing da Qwilt.
Promissoramente, a adoção aumentada de cache de borda para entrega de conteúdo melhorou significativamente a redução de latência e problemas de buffering, especialmente durante grandes eventos ao vivo.
“A NAB Show 2024 será um evento essencial para entender como alguns dos grandes eventos ao vivo de 2024 podem ser entregues para um grande número de espectadores ávidos por streaming. As discussões se concentrarão em como vários desafios de streaming – incluindo atrasos de codificação, atrasos na transmissão de pedaços e as complexidades da integração de inserção de anúncios – impactam o engajamento e a satisfação dos espectadores”, adicionou Aussieker.
Qualidade, é claro, significa muitas coisas, mas requer um processo padronizado e as ferramentas certas. É aqui que a IA e o aprendizado de máquina podem proporcionar benefícios rápidos para os radiodifusores.
“No espaço de análise e monitoramento de vídeo, os provedores de serviços de streaming enfrentam o desafio de encontrar um equilíbrio entre manter a entrega de vídeo de alta qualidade e otimizar a eficiência de seus processos de controle de qualidade e monitoramento. Como resultado, há muitas discussões em torno de IA e Aprendizado de Máquina (ML), e como esses podem ser utilizados para resolver efetivamente essa preocupação.
Por exemplo, como a IA/ML pode ajudar a automatizar processos de controle de qualidade para lidar com grandes volumes de conteúdo de forma eficiente, e como pode melhorar a precisão da detecção de erros e a redução de falsos positivos/negativos. Da mesma forma, a conformidade com HDR, legendagem e monitoramento de inserção de anúncios também estão na vanguarda da conversa”, disse Anupama Anantharaman, vice-presidente, gerenciamento de produtos da Interra Systems.
“No último ano, trabalhamos na exploração do aprendizado de máquina e da IA Generativa para uma abordagem de controle de qualidade mais ‘contextual’. Isso nos permitiu entender melhor o contexto e o conteúdo dos arquivos de vídeo, permitindo verificações mais nuances e aumento da precisão do controle de qualidade. Incluímos essa abordagem em nosso produto de legendagem, Baton Captions, que pode gerar e controlar a qualidade das legendas e fornecer legendas em todos os idiomas populares usados ao redor do mundo”, disse Anantharaman.
Personalização e opções de visualização elevadas
“À medida que a base da radiodifusão linear tradicional continua a se fragmentar, o público continuará a migrar para visualização de curta duração ou baseada em dispositivos móveis. Essas dinâmicas de mercado agora obrigam as empresas a encontrar maneiras mais criativas de monetizar o conteúdo, seja por meio de personalização ou parcerias colaborativas”, disse Wilson.
A personalização e as opções de visualização elevadas também estão surgindo como tendências-chave, especialmente no contexto da transmissão de esportes ao vivo.
“Também estamos observando uma demanda crescente por opções de visualização elevadas e anúncios personalizados ao assistir eventos esportivos ao vivo. Avanços na hiperpersonalização para transmissão de esportes ao vivo serão uma tendência na NAB Show deste ano”, disse Allan Nicholson, chefe de soluções de publicidade da Harmonic.
A IA está possibilitando a personalização e minimizando a interrupção causada pela inserção de anúncios.
“Ao compreender abrangente o histórico do usuário, as preferências de conteúdo e o contexto em tempo real, a IA minimiza a interrupção causada pela inserção de anúncios. Ela determina inteligentemente a frequência e o posicionamento ideal de anúncios durante a reprodução, garantindo uma transição mais suave e maximizando as oportunidades de receita”, disse Till Sudworth da NPAW.
Olhando para o futuro, o futuro do streaming de vídeo parece ser de refinamento, com melhorias incrementais impulsionadas por insights de IA prometendo tornar os serviços de streaming mais sintonizados com as preferências dos espectadores, impulsionando o crescimento dos negócios e, o mais importante, entregando uma experiência mais agradável e acessível para todos.
O futuro do FAST
Olhando para o futuro, o futuro do FAST provavelmente se concentrará na otimização, especialmente em questões de descoberta e experiência do usuário.
“À medida que o cenário do FAST continua a evoluir, acreditamos que o foco da indústria se deslocará para a otimização desses canais, especialmente relacionada às questões críticas de descoberta e experiência do usuário”, disse Mrugesh Desai, VP da América do Norte na Accedo.
Formatos inovadores de publicidade, como anúncios interativos e patrocínios, também serão essenciais para engajar os espectadores e monetizar efetivamente o conteúdo.
“Ao integrar estrategicamente esses elementos na experiência do FAST e utilizar dados para refinar estratégias de conteúdo e publicidade, acreditamos que os provedores não apenas podem sustentar, mas também ampliar sua presença de mercado e rentabilidade em um ambiente cada vez mais competitivo”, acrescentou Desai.
Dan Marshall, EVP, vendas globais de SaaS na Amagi, enfatizou a importância da colaboração para promover um ecossistema FAST saudável: “Ao navegarmos por essas demandas, é imperativo que plataformas e editoras colaborem para promover um ecossistema FAST diversificado e saudável que não apenas atenda aos públicos atuais, mas também antecipe o futuro do streaming.”
A democratização do acesso ao conteúdo e a sustentabilidade do modelo FAST tanto para criadores quanto para anunciantes são fatores-chave impulsionando o crescimento do FAST.
“No grande deslocamento da radiodifusão tradicional para plataformas digitais, o FAST se destaca por sua capacidade de democratizar o acesso ao conteúdo, oferecendo ao mesmo tempo um modelo sustentável para criadores e anunciantes”, disse Marshall. “No entanto, as complexidades de gerenciar a descoberta de conteúdo, a fidelidade do espectador e a otimização de canais exigem uma abordagem sutil, que equilibre inovação com valor para espectadores e anunciantes.”
Desafios e oportunidades
Embora a indústria de streaming enfrente desafios, incluindo pressões econômicas e a necessidade de monetizar e reter assinantes de forma eficaz, também existem oportunidades significativas à frente.
“Orçamentos apertados dos consumidores e das empresas significam que os serviços de streaming e os radiodifusores estão sob pressão constante para encontrar maneiras de monetizar e reter de forma mais eficaz seus assinantes existentes”, disse Paolo Cuttorelli, SVP, vendas globais da Evergent. “Os provedores de conteúdo estão experimentando vários modelos de visualização e pontos de preço em OTT, AVOD e serviços FAST para identificar o que funciona – e então se concentrar em estratégias vencedoras para maximizar o sucesso.”
Geoff Gordon, VP de marketing global da MainConcept, também destacou o potencial dos serviços gerenciados para preencher lacunas deixadas por equipes de engenharia em contração: “Como resultado, empresas estão assumindo mais projetos consultivos, preenchendo o lugar das equipes de engenharia em contração. Portanto, ao lado da monetização sendo uma tendência chave, também suspeito que possamos ver mais serviços gerenciados sendo promovidos no show.”
Gordon também enfatizou a importância de distinguir entre aplicativos de IA genuínos e abordagens mais limitadas de aprendizado de máquina ou algorítmicas: “A IA tem sido uma tendência chave há mais de um ano e não apenas em M&E, mas também em praticamente todos os mercados imagináveis. Há muitos produtos por aí sendo comercializados como IA, mas em vez de serem verdadeiros aplicativos de IA, eles usam algoritmos complexos ou aplicativos de aprendizado de máquina (ML), que, embora seja um ramo da IA, tende a ser mais limitado em escopo do que a IA. Então, enquanto eu exploro a feira, estarei atento aos casos de uso genuínos e transformadores de IA.”
A crescente demanda por soluções de transporte de mídia ao vivo escaláveis e eficientes é outra tendência esperada para dominar as conversas na NAB 2024.
“O que impera comercialmente cada vez mais é a necessidade de as empresas de mídia alcançarem seus objetivos sem se perderem em fluxos de trabalho complexos e custos controlados de infraestrutura”, disse Jonathan Smith da NetInsights. “Hoje, mais do que nunca, os provedores de conteúdo estão procurando alcançar audiências anteriormente não exploradas em novas regiões.”
Enquanto a indústria navega por esses desafios e oportunidades, a NAB Show 2024 promete ser um fórum crítico para entender as últimas tendências, inovações e melhores práticas em streaming e FAST. Desde tecnologia publicitária e IA até personalização e qualidade de experiência, as conversas e demonstrações no show moldarão o futuro da indústria e ajudarão provedores de conteúdo e serviços de vídeo a oferecer experiências de streaming envolventes, lucrativas e cativantes para espectadores em todo o mundo.
“Boa parte da conversa na NAB Show de 2024 provavelmente será sobre como as experiências de streaming de vídeo se tornaram generalizadas e variadas. Além dos principais streamers baseados em assinatura consolidando seu lugar na indústria, serviços suportados por anúncios gratuitos e canais FAST encontraram um caminho na vida dos espectadores este ano de maneira significativa. Plataformas de mídia social como TikTok e Instagram se tornaram onipresentes na compartilhamento de vídeo em streaming e estão bem encaminhadas para serem tão universais quanto o YouTube. O streaming de esportes teve um momento importante com os jogos dos playoffs da NFL no início deste ano e está pronto para expandir nesse espaço”, disse Planche.
À medida que o cenário de streaming continua a evoluir e se expandir, o NAB Show será uma plataforma vital para líderes do setor compartilharem insights, mostrarem inovações e colaborarem para moldar o futuro da mídia e entretenimento.