Como gerar conteúdo com ferramentas em nuvem trabalhando de forma remota
Durante os últimos anos a internet se tornou cada vez mais habitual no cotidiano das pessoas em nosso país. Prova disso foi o aumento do uso de redes de internet, segundo dados do IBGE, o uso de banda larga móvel chegou a 81,2% e a internet fixa a 77,9% dos domicílios brasileiros em 2019. O home office é um tipo de trabalho amplatamente utilizado hoje em dia e essa realidade chegou às emissoras de televisão.
A forma como essa tecnologia é utilizada também mudou. O destaque em aparelhos ficou com o celular, encontrado em 99,5% dos domicílios com acesso a internet, sendo a principal ferramenta de uso dos brasileiros. Logo após vem o computador com (45,1%) e a televisão com (31,7%).
Não restam dúvidas sobre as perspectivas positivas de crescimento no número de acessos online no país e surgimento de novas iniciativas de aproveitamento do setor online.
Nesse contexto, surgiram as redes sociais como impulsionadoras de um novo modo de socialização e consumo de informação.
É nessa mudança que se encontra o ponto para entender o movimento que está ocorrendo no jornalismo hoje. No novo cenário, as pessoas têm a comunicação como mais acessível, especialmente se for observado o crescimento em aparelhos móveis. A notícia está literalmente na palma da mão dos usuários, com isso empresas que tem como principal objetivo trazer informação para o público alvo acabam sendo uma das mais afetadas.
Atualmente, 76% dos brasileiros estão nas redes sociais. Durante a pandemia da COVID-19, o uso de plataformas de mídias sociais aumentou consideravelmente por conta do isolamento social. À medida que os consumidores se aproximam dessas plataformas para se conectar com suas comunidades, os meios de comunicação de massa precisam se adaptar para atender essa crescente demanda.
O aumento da produção e cobertura, mantendo a qualidade do conteúdo a qualquer momento é fundamental no contexto atual, pois é preciso entregar notícias e informações realmente relevantes ao público brasileiro com os mais altos padrões de informação nas produções broadcast e broadband.
Nesse cenário surgiram diversas plataformas de produção remota, como o Crabber. Os Software as a Service (SaaS), substituem de forma total ou parcial parque tecnológico e eliminam necessidade de um serviço totalmente presencial, o que geralmente demanda custos altos. Basta apenas um computador e uma conexão de internet, tornando mais prático e econômico de se utilizar, pois tudo é feito em nuvem, sem necessidade de um conhecimento técnico super apurado para utilização.
Redução de custos SaaS
Os sistemas SaaS também permitem uma redução substancial do investimento em vários segmentos. A equipe técnica, por exemplo, pode trabalhar de qualquer lugar do mundo, reduzindo os custos com deslocamento de editores e produtores de vídeo podem criar conteúdos relevantes para seu público em tempo real a partir de casa.
O gasto de infraestrutura também sofre um impacto considerável. Ao invés de comprar máquinas, licenças de software, aumento nas contas de energia elétrica, tudo acaba embutido apenas na assinatura. O processamento, que é o maior vilão do gasto energético, está sendo feito remotamente.
Múltiplos fluxos de vídeo
Com o Crabber é possível trabalhar com fluxo de streaming, RTMP pull ou push, que são gerados por aplicações como OBS Studio ou qualquer outro encoder de vídeo (em cloud computing). Além da praticidade em pegar qualquer link de vídeo ao vivo do YouTube, colar diretamente na plataforma e começar a produzir.
Sem falar na facilidade da tela de estúdio, que permite assistir o vídeo que está sendo editado, voltar na timeline da edição e fazer as marcações dos momentos que se deseja cortar.
Com os clipes já cortados, você preenche informações como título, descrição, hashtags e decide se vai enviá-los para portais de notícias, redes sociais, acervo ou fazer o download.
A audiência em novas plataformas
Como os dados mostram, melhorar a audiência nas redes sociais é a chave da comunicação atualmente. Para facilitar essa interação o Crabber já vem integrado com Facebook, Instagram e YouTube. Para iniciar a operação basta fazer o login nas suas contas para publicar seus clipes em todas as suas redes sociais.
Com a audiência consumindo informações em plataformas digitais fica claro que a entrega do conteúdo deve obedecer à lógica de consumo, sendo direcionado às redes sociais nas quais a audiência está mais engajada.
Ferramentas com o modelo SaaS como o Crabber proporcionam à emissoras de TV o aumento do engajamento do conteúdo já produzido nos meios digitais de forma simples, prática e ágil. Com um custo de aquisição e equipe reduzida é possível multiplicar o número de espectadores com um conteúdo que já está sendo naturalmente produzido, proporcionando ganhos em escala para essas empresas.