SaaS Crabber Live clipping mídias sociais

Conheça as ferramentas que podem te ajudar na produção do webjornalismo (algumas grátis!) [2022]

Publicado por

Publicado por

Crabber

O avanço das tecnologias, a internet, e o empurrãozinho da pandemia mudaram as formas de consumir e trabalhar, com o jornalismo não foi diferente. Nesse artigo artigo você vai encontrar plataformas que facilitam a produção do jornalismo na web e redes sociais para uma entrega de conteúdo de qualidade.

Editores de vídeo

YouTube Studio: Sim, o YouTube tem um serviço de edição de vídeo gratuito e on-line, sem necessidade de instalar nada. E permite editar partes de gravações tanto no momento do upload, e até após a publicação, e recortar trechos que quiser também.

Kapwing: é um editor de vídeo on-line e gratuito que possibilita a criação de slides com fotos do computador. Por ser um sistema em nuvem dispensa a instalação de apps. Basta abrir uma aba do navegador e começar a editar, também não é necessário cadastro ou usar contas de outros serviços. Após as edições serem finalizadas o usuário pode baixar o vídeo em diversos formatos para o computador ou publicar nas redes sociais direto da plataforma SaaS.

Clideo: também um editor de vídeo grátis e on-line que permite upload direto de arquivos do computador e fornece uma galeria de filtros e efeitos para o vídeo, como adicionar legendas, cortar e adicionar músicas. Não necessita de cadastro para utilizá-lo.

Movie Maker on-line: é uma plataforma de edição de vídeos totalmente de graça, e on-line. Não precisa de login ou cadastro, e não insere marcas d’água, o que é uma grande vantagem em um serviço gratuito. Além disso, possibilita que o usuário faça vídeos em variados formatos, inclusive para o story do Instagram. Conta com diversas opções de edição, efeitos de cor, transições, cortes, mesclagem de vídeos, e outras funcionalidades.

Live clipping

Crabber: é a única ferramenta brasileira de live clipping,  que possibilita a edição de vídeos ao vivo e publica de forma simultânea em redes sociais (Facebook, Instagram, YouTube) e outras plataformas de vídeo, como aplicativos OTTs, websites e destinos customizados. Tudo isso sem a necessidade de baixar nada, pois é acessível de qualquer navegador web. Adequado para webjornalismo, como por exemplo na transmissão esportiva on-line. 

O foco da ferramenta é para uso de empresas dos segmentos broadband e broadcast, mas como conta com excelente custo/benefício é possível o uso em outras aplicações, como eventos, festas, palestras, comunicação empresarial (assessoria de imprensa e marketing), em câmaras municipais e assembleias legislativas (assessoria de comunicação, TVs legislativas ou direto pelo parlamentar) e muito mais…

webjornalismo

Organização de conteúdo

Trello: é uma plataforma on-line para trabalhar com mais colaboração de time, organizando por quadros, listas, cartões, que podem ser organizados da forma que preferir, de mais para menos urgente, por exemplo. Bastante conveniente para equipes de webjornalismo, que em formatos de home office ou híbrido, precisam se organizar a distância. Também permite fazer a integração do Trello com seu Dropbox, OneDrive e Google Drive. E claro, é gratuito!

Miro: se trata de uma ferramenta on-line na construção de organizações mentais, diagramas e quadros com post-its, em colaboração com seu time. Dá pra adicionar imagens, comentários, textos e até desenhar. Disponível para qualquer dispositivo com internet, tanto on-line, como para download no desktop ou dispositivo móvel; contém opções gratuitas e pagas.

Monday: A Monday.com é um sistema on-line gratuito de trabalho que possibilita organizar projetos e tarefas com auxílio, colaboração e prazos do time. Com ele você pode customizar para melhor visualização do fluxo da equipe, fazer tabelas colaborativas, integrar outros sistemas como Jira, Slack, Gmail, e acompanhar o tempo de cada tarefa para ter um panorama de duração de cada uma, dentre outras funcionalidades.

Gestão de redes sociais

Etus: é um sistema on-line que possibilita a gestão de perfis nas redes sociais, como Instagram, Facebook, Twitter dentre outros. Com ele você pode gerenciar perfis, agendar postagens, emitir relatórios, e ter um SAC otimizado. A plataforma oferece um teste grátis de seu pacote completo por sete dias, mas tem pacotes por cerca de R$ 15 por mês. 

mLabs: é uma plataforma brasileira para gerenciamento de mídias sociais, simplificando o monitoramento de perfis em redes sociais, como Instagram, WhatsApp, Facebook etc. Em um único lugar, o usuário consegue programar posts, gerar relatórios e se comunicar com o público. O mLabs é muito proveitoso no quesito “trabalho em equipe” pois a plataforma permite reunir de forma ilimitada a quantidade que se quiser de profissionais envolvidos nas criações de conteúdo, nas aprovações e alterações. 

O mLabs tem dois planos, o básico e o profissional. No básico o usuário tem acesso aos serviços cruciais como criação de postagens, agendamento de posts com customizações e calendário editorial. E no profissional além dos serviços cruciais tem recursos como monitoramento de mensagens, interação com seguidores, acompanhamento de concorrentes e impulsionamento de postagens.

Compartilhe

Facebook
Twitter
LinkedIn
WhatsApp
Veja mais

Publicações anteriores

crabber debate político redes sociais cortes

Arenas dos debates políticos em 2024 são as redes sociais

Com a mudança de comportamento da sociedade, em poucos minutos o conteúdo dos debates políticos e entrevistas com os candidatos está em todas as redes sociais. Nesse espaço, diversos canais têm ganhos milionários cortando conteúdo produzido por outras pessoas.