Singapura: tecnologia de ponta e inovação
Singapura é um dos países mais avançados do mundo em termos de tecnologia, sendo considerado o mais inovador do continente asiático. Por causa do grande número de empresas com grande potencial de inovação o país já é chamado, inclusive, de Vale do Silício asiático.
A capacidade de criação de um ambiente propício à negócios disruptivos atraiu diversas empresas de diversos países, que lá instalaram polos de tecnologia. Mas a disrupção não se limita ao setor privado. Lim Chuan Poh, presidente do conselho da Agência de Ciência, Tecnologia e Pesquisa (A*Star) – ligada ao governo de Singapura, deixou claro que os resultados alcançados pelo país são graças aos investimentos do governo nas áreas de ciência e educação.
De acordo com o ranking do The Global Innovation Index, feito pelo World Intellectual Property Organization Singapura é considerado o sétimo local mais eficiente do planeta para inovação. O que se destaca também é a eficácia do governo, a qualidade regulatória e a abertura para o capital de terceiros, tudo feito com muito rigor, esforço e planejamento.
Tecnologia a serviço do parlamento
O Parlamento de Singapura acaba de adotar o live video clipping para tornar o conteúdo do Poder Legislativo mais relevante. As sessões que já eram transmitidas ao vivo pela Mediacorp (rede de TV pública do país), agora também são capturadas, cortadas e distribuídas no exato momento em que os parlamentares estão falando. Com isso é possível que a população receba em todos os meios digitais apenas os trechos mais relevantes dos discursos e debates que chegam a durar horas.
Este novo formato é conhecido como near-live experience (experiência de quase vivo). Os trechos mais importantes das sessões são enviados de forma quase que imediata para redes sociais, site, YouTube e aplicativos móveis, o que aumenta o engajamento do público e permite dar mais transparência aos assuntos que são discutidos no âmbito público.
As sessões completas do parlamento também ficam armazenadas e podem ser arquivadas para sempre em nuvem, e recuperadas a qualquer momento, de qualquer lugar. Basta ter acesso a qualquer computador com internet. Além dessas facilidades é possível aplicar critérios de segmentação para buscar conteúdo armazenado, fazendo uma divisão por temas, datas, pessoas relacionadas ao vídeo etc.
O conteúdo gravado também passa por recursos de inteligência artificial que fazem as legendas e tradução do que foi discutido para outros quatro idiomas — inglês, chinês, malaio e tâmil (falado por 68 milhões de pessoas no sul da Índia)
Govtech: Ferramentas SaaS com foco no Poder Legislativo
O Crabber faz parte de uma das poucas empresas no mundo que dominam a tecnologia de live video clipping, que permite clipar (cortar) segmentos de vídeo ao vivo, enquanto os eventos ocorrem. A distribuição das mídias ocorre em múltiplas plataformas com apenas um clique, facilitando o trabalho e dando agilidade à distribuição. E já conta com integração nativa com YouTube, Facebook e Instagram — podendo customizar a entrega para outros destinos.
O processamento dos vídeos é feito em nuvem, com servidores ultrarrápidos que contam com conexão simétrica de 1GB/s em ambiente 100% controlado. A infraestrutura está disponível em boa parte do mundo, englobando a maior parte da Europa, América do Sul, Estados Unidos e Ásia. Com isso não é necessário nenhum recurso além de um computador doméstico para trabalhar de forma remota.
Case de sucesso: Câmara de São José dos Campos (SP)
A Câmara de São José dos Campos, no estado de São Paulo, utiliza o Crabber para fazer os cortes dos vereadores e disponibilizar o vídeo imediatamente aos assessores parlamentares. Com isso agiliza o processo de dar publicidade aos atos discutidos na câmara, e proporciona mais transparência à população, que consegue acompanhar o que cada parlamentar está fazendo dentro do Legislativo.
Os vídeos também são disponibilizados à Assessoria de Comunicação da Câmara para distribuição à imprensa, campanhas com focos no interesse público ou até disponibilizando para a Mesa Diretoria tirar dúvidas sobre algum procedimento no processo de votação das matérias. Como todas as sessões são armazenadas em nuvem todo o trabalho de busca e recuperação dos vídeos pode ser feito de qualquer computador com acesso à internet.