Depois de dois anos volta a ser realizada a versão presencial da SET Expo 2022, a maior feira de mídia e entretenimento da América Latina. O palco do encontro continua o mesmo: será no Expo Center Norte, em São Paulo, de 23 a 25 de agosto. Já o congresso começa um dia antes, no dia 22.
A organização preparou para a versão 2022 cerca de 50 painéis temáticos, 80 horas de debates e mais de 200 palestrantes de 8 países diferentes.
Nesse meio tempo, entre a última edição e o próximo encontro, que começa na semana que vem, muitas coisas evoluíram. Dentre as tecnologias que ganham destaque estão avanços na TV 3.0, a implantação do 5G no Brasil, evoluções na distribuição e produção de conteúdo, questões regulatórias e todo o ecossistema que envolve o futuro do mercado broadcast e os hábitos de consumo do público.
“Vimos uma aceleração na transformação digital e em toda a cadeia do audiovisual. Veremos no congresso temas como TV 3.0, conectividade, IoT, áudio imersivo e mais”, diz Carlos Fini, presidente da SET, organizadora da feira e congresso.
Confira as principais tecnologias que devem dominar os três dias de feira este ano e já saiba o que esperar do encontro!
TV 3.0
A TV 3.0 vai proporcionar uma melhor experiência de áudio e imagem ao público, que contará com imagens em 4k e 8k na TV aberta, além de contar com recursos de HDR — que deixará as imagens mais nítidas e brilhantes, com cores vivas.
Já o áudio ganha recursos como 3D, com a possibilidade de personalização. A ideia é deixar o público mais próximo da cena, em uma experiência de imersão.
Conteúdo segmentado
Também na esteira da TV 3.0 (mas não apenas) os canais de TV poderão segmentar o conteúdo por região e perfil de usuário, levando uma experiência mais próxima do serviço prestado pelas plataformas de streaming, como Netflix e Amazon Prime Video.
Com isso o catálogo apresentado ao espectador ganha recursos de customização e sugestão de títulos de acordo com o perfil de consumo de cada usuário. Essa aproximação será possível por conta da internet, aproximando canais de TV e aplicativos das TVs e celulares.
Os testes já começaram em 2021 e a projeção é que a tecnologia ganhe força nos próximos anos para fazer frente às evoluções tecnológicas que as plataformas de vídeo OTT trouxeram ao mercado nos últimos 10 anos.
Soluções em nuvem
As soluções em nuvem vieram para ficar. Essa tendência já foi confirmada na NAB Show 2022, em Las Vegas, e no IBC Show 2022, em Amsterdã. O mercado já está focado em soluções que permitam trazer escalabilidade, segurança e processamento remoto.
Em especial durante a pandemia, as emissoras de TV e rádio que contavam com recursos remotos conseguiram se destacar, possibilitando que profissionais trabalhassem de casa ou com o mínimo contato possível.
O futuro deve ser híbrido — uma mistura de trabalho remoto com presencial, e com isso as soluções que virtualizam a operação contam com recursos fundamentais para melhorar a entrega de valor ao público. Isso sem falar na redução de custo, pois com o mercado SaaS é possível pagar somente pelo consumo. Assim como é cobrada uma conta de luz as emissoras vão ter uma conta de TI, proporcional ao uso.
5G no Brasil
Com a chegada do 5G no Brasil a produção e distribuição de conteúdo em vídeo deve acelerar de forma nunca vista. Com as redes atuais a maior parte do tráfego de internet no mundo (cerca de 82%) já são vídeos.
Com as redes mais velocidades e estáveis o público deve migrar com mais força ainda para os dispositivos móveis como plataforma para consumo de vídeo. Além disso, deve reduzir o custo do consumo de dados, proporcionando o acesso de mais pessoas.
A produção de conteúdo fora dos estúdios também é uma tendência que deve se confirmar com mais frequência. Os dispositivos móveis, com câmeras de alta qualidade em celulares e equipamentos de baixo custo vão permitir que jornalistas tenham ferramentas de fácil acesso para fazer colaboração. E o próprio público, atuando de forma mais participativa.
Conclusão
A feira será uma ótima oportunidade para conhecer as novidades do segmento, reencontrar pessoas e fazer networking. Durante os 4 dias de evento serão cerca de 100 empresas expositoras, 2 mil congressistas e 15 mil visitantes. Vão passar pelos corredores do Expo Center Norte profissionais de todos os níveis, como executivos, técnicos, operadores e engenheiros de TV.
Se você ainda não garantiu o seu ingresso faça a reserva antecipada totalmente grátis na nossa página e receba o passaporte no seu e-mail!