O ano de 2024 mal começou e diversas tendências que ganharam força ao longo do ano anterior já demonstram a forte tendência de que vieram para ficar. E elas podem remodelar todo o mercado de mídia, incluindo o futuro da televisão, internet e publicidade e propaganda.
Neste artigo, vamos explorar algumas dessas tendências e discutir como elas podem impactar o setor nos próximos anos.
Novas tendências em vídeos curtos
Uma das tendências mais notáveis é a crescente popularidade dos vídeos curtos. Esta não chega a ser uma novidade para quem está antenado no mercado de internet e vídeos on-line. Os vídeos curtos hoje dominam boa parte da atenção do público brasileiro.
Plataformas como TikTok e Instagram Reels têm mostrado que os consumidores têm um apetite voraz por conteúdo de vídeo rápido e fácil de digerir. Essa tendência está forçando os criadores de conteúdo a serem mais concisos e imaginativos, produzindo vídeos que podem capturar a atenção do público em segundos.
Mas a novidade para 2024 é que existe um mercado de vídeos não tão curtos que atuam como iscas para atrair a atenção. Eles estão espalhados por todo o YouTube.
São os chamados “cortes” de conteúdos mais longos, como podcasts. A partir do interesse do público em um vídeo curto (de até 1 a 3 minutos) pode ser ativado um gatilho para entender um pouco mais sobre o assunto abordado. E aí entram os cortes com vídeos de até 15 minutos, que adicionam mais contexto ao conteúdo.
A lógica por trás da estratégia é simples. Com o escalonamento vídeos com diversos tempos, os usuários podem optar por se aprofundar mais em um podcast, por exemplo, aumentando o engajamento sobre os conteúdos subsequentes e até mesmo sobre os canais, redes sociais ou até sobre a própria marca.
Compra por vídeo
A compra por vídeo também está se consolidando como uma importante tendência. Com a integração de recursos de comércio eletrônico em plataformas de vídeo, os consumidores podem agora fazer compras diretamente de um vídeo, tornando a experiência de compra mais integrada e sem atrito.
A prova social entra em uma nova era, onde não basta ter comentários de que o produto é bom. O público quer ter a experiência da experimentação sob a ótica de terceiros, mostrando a aplicação prática com todos os seus prós e contras de forma autêntica.
Isso está criando novas oportunidades para os anunciantes, que podem agora vender seus produtos de uma maneira mais envolvente e interativa. E abre também uma janela para que pequenos empresários consigam escalar suas vendas através de um conteúdo original e mais próximo do consumidor.
Já os grandes varejistas, como o Mercado Livre, apostam em ferramentas que permitam a criação de conteúdo original para alavancar as vendas, ou na criação de conteúdo próprio ou em parceria com influenciadores.
Inteligência artificial
A inteligência artificial (IA) também está desempenhando um papel cada vez mais importante na produção de conteúdo. Com o uso de IA, os criadores de conteúdo podem automatizar partes do processo de produção, tornando-o mais eficiente. No entanto, isso também levanta questões sobre o equilíbrio entre a produção manual e a automatizada, e como isso pode afetar a qualidade e a autenticidade do conteúdo.
Ao mesmo tempo em que nunca foi produzido tanto conteúdo nas redes a qualidade também se tornou uma questão importante. Muitas vezes o conteúdo não entrega o valor que promete e a tarefa de organizar, catalogar e distribuir conteúdo relevante é uma tarefa cada vez mais importante.
As aplicações para IA são tão diversas que poderíamos escrever diversos artigos apenas falando sobre esse tema. Mas as aplicações com maior destaque e que devem dominar a tendência 2024 são as IAs para geração de voz humanizada (texto para voz ou em inglês text to speech – TTS), para geração de imagens (como por exemplo thumbnail mais atrativas), para geração de vídeos (ainda uma promessa com qualidade a desejar) e a fusão de todas elas, o que pode acabar trabalhando várias etapas para melhoria de um produto audiovisual ou até mesmo cria-lo de forma autônoma.
Neste último caso, é mais provável que os avanços sejam mais visíveis com o desenvolvimento das IAs generativas — que são capazes de criar algo totalmente novo a partir de padrões conhecidos.
Quando se trata de tendências de publicidade, a IA generativa está redefinindo o desenvolvimento criativo. Com a capacidade de gerar automaticamente conteúdo criativo, a IA está possibilitando que as marcas criem anúncios mais personalizados e relevantes para o público. Isso está mudando a maneira como as marcas abordam a publicidade, permitindo que elas sejam mais ágeis e responsivas.
Consolidação do cross-media
A estratégia de vídeo cross-media está se tornando cada vez mais relevante. Com a proliferação de diferentes plataformas de mídia, os anunciantes estão procurando maneiras de maximizar seu alcance, criando campanhas que podem ser veiculadas em várias plataformas. Isso não só permite que eles alcancem um público mais amplo, mas também cria uma experiência de marca mais coesa para o consumidor.
FAST Channel
Outra tendência importante é a adoção da TV por streaming por marcas de todos os tamanhos. Com a crescente popularidade dos serviços de streaming, as marcas estão vendo uma oportunidade de alcançar um público mais amplo e diversificado. Isso está levando a um aumento no investimento em publicidade em streaming, à medida que as marcas buscam capitalizar sobre essa nova oportunidade.
Os canais conhecidos como FAST inundaram os aparelhos de TV mais modernos, abrindo um leque de conteúdo quase que infinitivo. Além disso, aplicativos como Pluto TV estão levando para a casa do telespectador conteúdo grátis e de qualidade, que por vezes peca no ineditismo.
Anúncios interativos
Os anúncios interativos estão ajudando as marcas a envolverem públicos de novas maneiras. Com a capacidade de interagir diretamente com os anúncios, os consumidores podem se envolver mais profundamente com a marca, criando uma conexão mais forte. Isso está levando a uma mudança na maneira como as marcas abordam a publicidade, com um foco maior na criação de experiências envolventes e interativas para o público.
Conclusão
Por fim, o futuro da TV, Internet e publicidade está em constante evolução, com novas tendências emergindo e redefinindo o setor. À medida que entramos em 2024, é claro que a integração e a interatividade continuarão a ser temas-chave, à medida que as marcas buscam maneiras de se conectar com o público de maneiras novas e emocionantes. Seja através de vídeos curtos, compras por vídeo, IA ou anúncios interativos, o futuro da mídia e da publicidade promete ser emocionante e inovador.